segunda-feira, julho 03, 2006

Adamá, a terra

Teoria que acabo de ouvir de um motorista de táxi muçulmano, filho de pai iemenita: "deveríamos colocar uma mesa daqui até Eilat [cidade no sul do país, distante uns 250 quilômetros de Jerusalém] cheia de comida, para que árabes e judeus sentem para conversar e fazer a paz. No final das contas, brigamos pela terra. E o que é que vamos levar daqui quando morrermos? Nada. Vamos todos lá pra baixo da terra".

Amén.

[AULA NO CARRO] Vale dizer que motoristas de táxi em Israel poderiam facilmente ser professores de política. Cada corrida é uma sessão grátis de debates sobre o que rola do lado de fora do carro. Em São Paulo, ouvi falar, tem um assim!
[NAS TELONAS] Esse papo de adamá me fez lembrar uma cena do excelente Um herói do nosso tempo, filme franco-israelense de 2005. No hebraico, adam (de ben adam, ser humano) e adamá (terra) têm a mesma raiz comum. Com base nisso, o personagem do filme dá uma explicação emocionante.Vejam o filme, vale a pena.

3 Comments:

Blogger Ana Néca said...

Putz, esses taxistas de Jerusalém são fodas mesmo. E não é a primeira vez que você me
conta "coisas" de taxistas. :)

(...)

Ui esse filme! Quem dera todo mundo entendesse o que quer dizer adam, como ele mostra no filme... teríamos muitas mesas dessas entre muitos lugares!

Beijos!

04:43  
Anonymous Anônimo said...

eh! pena q a maioria das pessoas gastam tds as energias para coisas negativas como sequestros, invasoes e tudo o que infelizmente a gte ja ve acontecendo ha quase 60 anos... quem dera q em vez de invadir gaza a gte pudesse realizar o sonho do tiosao taxista!
ALEVAI!

De(sinha)

11:01  
Blogger Nathy said...

Adorei esse cara! hehehehehe :)
Q historia de soco eh essa?? E vc tem novidades???? Me diz q q ta acontecendo com vc!!!
Mts beijos

03:17  

Postar um comentário

<< Home